Será inaugurada em São Francisco do Conde a primeira Unidade de Atendimento da Previdência Social Expresso Digital

A Prefeitura de São Francisco do Conde entregará à população franciscana, no dia 09 de setembro (segunda-feira), a primeira Unidade de Atendimento da Previdência Social Expresso Digital. A inauguração será às 09h, na sede da unidade, que fica situada na Rua Barão de São Francisco, nº 39, Centro do município franciscano (antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SEDESE).

INSS EXPRESSO DIGITAL – é um novo serviço que está sendo implantado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem por objetivo viabilizar a realização de requerimentos eletrônicos na modalidade atendimento à distância, para posterior análise do INSS, facilitando o acesso dos munícipes e sua abrangência aos serviços prestados pela Previdência Social, promovendo a celeridade, eficiência, economicidade, acessibilidade e qualidade no atendimento de serviços prestados pelo INSS. A nova unidade irá absorver 40% do atendimento espontâneo (aquele em que o usuário procura o instituto sem hora marcada) nas Agências da Previdência Social (APS) em todo o país.

O serviço irá permitir que, através de sua estrutura administrativa, realize em favor da população de sua abrangência, o requerimento de serviços do INSS, tais quais: aposentadorias, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, recurso e revisão, na modalidade de atendimento à distância. Além disso, também serão feitos cadastramento de senha para o portal Meu INSS, agendamentos/requerimentos, extrato de pagamento de benefício, Carta de Concessão de Benefício, agendamento de perícia, resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade, extrato de Empréstimo Consignado, extrato para Imposto de Renda (IR), consultar Revisão de Benefício – Artigo 29, Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI), preenchimento da Guia da Previdência Social – GPS, solicitação da Certidão de PIS/PASEP/FGTS, simulação de Tempo de Contribuição, agendamento para Benefício Assistencial – BPC, inscrição como Segurado no INSS, Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, Declaração de Benefício – CONSTA/ NADA CONSTA.

O serviço conta com parcerias e ações desenvolvidas junto à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, Secretaria de Gestão Administrativa – SEGAD, Secretaria da Saúde – SESAU, Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE (Programa de Acolhimento Social – PAS, CRAS, CREAS, Bolsa-Família, Bolsa-Aluguel, Centro de Convivência do Idoso).

O novo serviço advém da experiência promovida pelo município em parceria com a Previdência Social a partir dos resultados obtidos nos últimos três anos de funcionamento da Unidade de Atendimento INSS Expresso. Neste período, foram realizados aproximadamente 21.000 atendimentos contabilizados entre os anos de 2016 ao 1º semestre de 2019.

O novo convênio será de cinco anos. Com o mesmo é esperado o aumento da demanda em três vezes mais em relação à modalidade anterior, uma vez que não haverá mais necessidade de deslocamento do segurado para as agências vizinhas ao município para entrega prévia de sua documentação e verificação de condição para pleitear um benefício da Previdência Social.

A nova unidade conta com uma equipe de oito funcionários, devidamente capacitados. Sua estrutura física conta com espaço para recepção/triagem, atendimento administrativo preferencial para pessoas portadoras de deficiências e/ou modalidades reduzidas, três guichês de atendimento, copa, sala de arquivo e uma direção para atender melhor a população franciscana, totalmente renovada, ampla e acolhedora.

O horário de funcionamento será das 08h às 15h, de segunda a sexta-feira.

INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE DE ATENDIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL EXPRESSO DIGITAL DE SÃO FRANCISCO DO CONDE

DATA: 09 de setembro (segunda-feira)

HORÁRIO: 09h

LOCAL: Sede da unidade, situada Rua Barão de São Francisco, nº 39, Centro do município franciscano (antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SEDESE).