SESCOP: Audiência Pública discutiu à execução dos Serviços Integrados de Limpeza Urbana de São Francisco do Conde

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Publica (SESCOP), realizou na última quinta-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública para discutir, junto com a população franciscana, sobre a Concorrência Pública a ser instaurada, visando à execução dos Serviços Integrados de Limpeza Urbana do município.

Compôs a mesa de abertura do evento, o vice-prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), o secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes, o vereador Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal), a presidente da Comissão de Licitação, Cisney da Silva Coelho, a superintendente da SESCOP, Silvana Costa, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), esteve presente o diretor legislativo, José Raimundo Fonseca, bem como o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Raimundo Silva do Espírito Santo, e a advogada da Assessoria Jurídica do município, Aridea Soares.

Na oportunidade, a superintendente da SESCOP ressaltou para o público presente as ações que vêm sendo realizadas pela secretaria, como roçagem, pavimentação, desobstrução das redes de drenagem pluvial, limpeza das fossas, limpeza e dragagem dos canais, poda de árvores, coleta de entulhos, limpeza e desobstrução de canais, rios, córregos e bocas de lobo, limpeza das praias, manguezais e coleta de lixo, ações que já fazem parte das ações contínuas de limpeza da cidade.

Também foi enfatizado o cenário dos resíduos sólidos em São Francisco do Conde, bem como as descrições dos serviços a serem realizados pela empresa que será responsável pela execução dos Serviços Integrados de Limpeza Urbana do município, assim como o transporte desses resíduos, dentre outras questões primordiais de conhecimento da população franciscana, bem como a sua participação nesse processo.

Em São Francisco do Conde nunca foi realizado uma audiência para tratar de limpeza urbana. É muito importante apresentarmos, esclarecer as dúvidas dos cidadãos, bem como a sua efetiva participação na discussão das novas propostas para o contrato, rever o que deve ser melhorado e alterado nos serviços. Realizamos diversas ações por toda cidade, algumas inclusive que não são de nossa responsabilidade, sendo eles em locais residenciais, mas, ainda assim, continuaremos trabalhando incessantemente para o bem-estar e a qualidade de vida da população franciscana. É de fundamental importância a compreensão dos moradores para que tenhamos uma cidade limpa e consciente quanto à preservação do meio ambiente e o convívio social. Sempre que posso enfatizo a importância de seguir os horários da coleta de lixo, que é feita diariamente no município. Nessa perspectiva, também ressalto que será feita a coleta de lixo seletiva, onde, através da cooperativa de catadores, iremos tratar o material e vendê-los”, ressaltou o secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes.

O vice-prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), enfatizou a importância da participação popular e parabenizou os profissionais da SESCOP que vêm desenvolvendo diversos serviços no município. “É muito importante a presença e a participação da população franciscana nessa audiência pública, pois é preciso ter a sensibilidade de aceitar as críticas e corrigir os erros. O prefeito dá liberdade e espaço para que os secretários possam desenvolver as suas ações, e sei do empenho dos profissionais da SESCOP, bem como de todas as outras secretarias. Acredito ser de suma importância ações como essa nos bairros do município, com palestras sobre conscientização com relação aos problemas do lixo descartado em lugares públicos inadequados”.