SESCOP realiza Oficinas do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP, por meio da coordenação do Plano de Saneamento Básico e do Plano de Resíduos Sólidos – órgão ligado a SESCOP, está promovendo nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21) as Oficinas do Plano Municipal de Saneamento Básico para toda comunidade franciscana, com o intuito de tratar sobre temas referentes aos programas, projetos e ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município.

Na manhã desta terça-feira (20), o evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento – SEFAZ para as comunidades do Centro, Nova São Francisco, Pitangueira, Santa Rita, Baixa Fria, São Bento das Lajes, Roseira, Porto de Brotas, Campinas, Gurujé, Macaco e Santa Elisa.

A oficina foi ministrada por Soraia de Cássia Alves Hohlemverger e Maria das Graças de Castro Reis, engenheiras sanitaristas da RK Engenharia, empresa que ganhou o certame para realização do Plano de Saneamento Básico do município.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é um requisito para aquisição de verbas para obras de saneamento. Ele deve ser elaborado por todas as prefeituras municipais do país e aprovado pelo Governo Federal para que as prefeituras possam receber essas verbas.

O plano abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas. E ainda deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.