SESP divulga resultados da Operação Chuva no fim de semana

OperaçãochuvaA Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP, realizou durante todo o fim de semana uma ação intensificada da Operação Chuva, visando oferecer apoio a comunidade franciscana e amenizar os efeitos nocivos da forte chuva que atingiu a Região Metropolitana e Recôncavo Baiano desde a quinta-feira (09). O principal objetivo da ação era o de evitar agravos causados pela chuva. Para tanto, a SESP contou com o apoio dos setores de limpeza pública e da Defesa Civil que atuou em regime de plantão para dar conta das 70 ocorrências feitas pela comunidade, durante o fim de semana, com reclamações acerca de deslizamento de terra, pontos de alagamento, vistorias, pedidos para colocação de lonas plásticas em áreas com risco de deslizamento de terra e outros.

Além da Defesa Civil, a empresa de limpeza urbana MM disponibilizou uma equipe de profissionais, equipamentos e veículos como: retroescavadeira, caçambas e máquinas pocklen para realizar a limpeza das áreas atingidas pela chuva. “É importante falar para a comunidade que o nosso trabalho não começou apenas agora no período de chuva. Antes deste período foram feitos diversos serviços, como a Operação Rio Limpo, que fez o desassoreamento dos leitos dos rios, além do  desentupimento de bocas de lobo. Fizemos também o SESP em Ação, que ofereceu serviços como limpeza e varredura de rua e bueiros, limpeza de fossa e vistoria de imóveis para prevenção de danos pela chuva”, afirmou o secretário de Serviços Públicos do município, Marcos Jorge do Amaral, que completou: “apesar da forte chuva e das áreas que sofreram alagamentos e deslizamentos, não foi registrada nenhuma ocorrência grave ou com risco eminente a vida. Isso comprova que as nossas ações preventivas foram bem sucedidas”, concluiu.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com os órgãos da Prefeitura através dos telefones 0800 071 3668, 3651-1769, 8791-6700, 8899-1124. A Defesa Civil orienta a população franciscana a não retirar a lama proveniente de áreas de deslizamentos, sob o risco de aumentar o problema.