SESP e DETRAN unidos em palestra de Educação para o Trânsito

transito 1

Na manhã desta sexta-feira, 28 de março, o auditório do Complexo Escolar CEJAL foi palco de encontro entre mototaxistas da cidade, equipes do DETRAN e do Departamento Municipal de Trânsito, vinculado à Secretaria de Serviços Públicos (SESP). A palestra sobre Educação para o Trânsito inicia uma série de ações educativas para motoristas e motociclistas que serão promovidas pela Prefeitura, em 2014, com o intuito de conscientizar as classes citadas para as obrigatoriedades no trânsito. A ação contou ainda com a parceria da Polícia Militar.

Quando reunimos vocês aqui fazemos isso com a intenção de mantê-los informados acerca do que é permitido ou não diante do Código Brasileiro de Trânsito. No próximo dia 30, quando haverá os festejos em comemoração a emancipação política da cidade, o rigor no trânsito será maior. Alugamos um guincho e todo veículo que for flagrado em desacordo com as normas do trânsito será apreendido. Não queremos que vocês, mototaxistas, sejam multados ou tenham as motos rebocadas, nosso objetivo é de conscientizá-los, tendo em vista o crescimento do município”, ressaltou Fátima Siqueira Dantas, diretora de Trânsito, que ainda cobrou desses trabalhadores a padronização no uniforme e o uso dos equipamentos exigidos por lei.

O Departamento de Trânsito possui registrado 328 mototaxistas no município. Destes, apenas 63 participaram do encontro de hoje. Porém, um dado mais alarmante é em relação ao número de profissionais habilitados. Dos 63 participantes, somente 10 possuem a carteira que os habilita para exercer a atividade nas ruas.

Estamos dispostos a ajudá-los, mas para isso vocês precisam se organizar”, disse Fátima Siqueira aos mototaxistas. “Inclusive, estamos em busca de uma Escola Pública de Habilitação para o município, através de parceria com o DETRAN, para facilitar esse processo. As aulas teóricas seriam dadas gratuitamente pelo DETRAN, restando apenas os custos com a compra do laudo e aulas práticas”, reforçou Siqueira.

Ao final da palestra, foram distribuídas cartilhas com material educativo para os participantes. Uma nova ação, semelhante a esta, está prevista para ocorrer antes do São João, que este ano inicia dia 21 de junho.

A mesa de abertura esteve composta por Fátima Siqueira Dantas, diretora do Departamento de Trânsito, Wagner Curse de Souza, Evangivaldo Vasconcelos, Rafaela Portugal e Luiz Carlos Ribeiro – todos componentes da SESP; Lize Gama, Elaine Oliveira e Valdomiro Sales dos Anjos – representantes do DETRAN/BA; e, Tenente Edvan – Polícia Militar da Bahia.