Sessão Simultânea de Leitura reúne alunos da educação infantil e fundamental

semeando_01

Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas de São Francisco do Conde participaram na última quinta-feira, 1º de agosto, de ação promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) intitulada: “Sessão Simultânea de Leitura”. Ao longo de todo o dia, nos horários das 10h30, 15h30 e 19h30, os alunos participaram de rodas de leitura que fazem parte do Projeto Institucional de Leitura – Semeando Leitores: nos sabores da leitura.

Na escola Frei Eliseu estudantes da 4º série foram divididos em seis sessões no turno matutino e em cinco no vespertino, escolhidas previamente por cada um. Para a diretora Ilzete Bonfim esta atividade é fundamental, no sentido de sensibilizar as crianças em relação à importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem. “É um momento ímpar, no qual o aluno sabe que vai ter algo novo na aula. Além das crianças, os professores também são estimulados a leitura e isso é muito importante. Depois desse projeto, percebemos que os nossos alunos despertaram interesse pelos livros e agora estão buscando na biblioteca”, destaca Bonfim que finaliza dizendo “Ler é descobrir o mundo”.

Em uma das rodas de leitura promovida nesta escola a professora Rita de Cássia despertou o interesse dos pequenos com o livro “Romeu e Julieta” – de Ruth Rocha. Os jovens, de 09 a 13 anos, interagiram e pediram ‘bis’ ao final da leitura. “Esse projeto é muito bom porque chama atenção deles para a leitura”, destaca Rita.

No mesmo dia, a “Sessão Simultânea de Leitura” também aconteceu no Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho (CEJAL). O objetivo da SEDUC é expandir a ação, após essa primeira etapa, para todas as faixas etárias e atingir as 54 escolas do município.

Skip to content