SFC: AÇÕES SOLIDÁRIAS SE MULTIPLICAM NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

Diante da pandemia que assola o Brasil e mundo, muitos gestos humanitários e solidários têm se multiplicado, tornando-se uma das principais armas nessa luta contra o coronavírus. E, não poderia ser diferente em São Francisco do Conde, onde muitos voluntários – servidores municipais e a população em geral têm se mobilizado para ajudar as famílias que estão sendo impactadas pela crise da COVID-19.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, a partir de suas secretarias municipais, bem como por meio de seus colaboradores, abraçaram a iniciativa intitulada ‘Campanha Gestão Solidária’ sob o intuito de arrecadar alimentos, materiais de higiene e limpeza, para doação junto a entidades socioassistenciais do município. No total, 22 instituições assistenciais que atuam no município franciscano foram contempladas com 430 cestas básicas. As instituições foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), levando-se em consideração prioritariamente aquelas que se encontram no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS. São cidadãos e instituições unindo forças para vencer uma das maiores crises de saúde pública da humanidade.

Para frear a disseminação do coranavírus, muitas pessoas, especificamente as que se enquadram no grupo de risco – idosos e portadores de doenças crônicas, permanecem em casa, limitando-os ao convívio social. Da mesma forma acontece com muitos franciscanos que, em virtude do risco de contaminação da doença, estão impossibilitados de trabalhar para prover o sustento das suas famílias.

São nos momentos mais difíceis que o povo franciscano, reconhecido por ser acolhedor, demonstra empatia com a dor do outro, despertando a motivação de coletividade diante de crises agudas que abalam a todos, mas de maneira bem diferente, principalmente para os grupos mais vulneráveis da sociedade.

A excelência para com a gestão municipal do Cadastro Único possibilitou a oferta de mais 6.400 benefícios emergenciais do governo federal ao município. Se levar em consideração a oferta municipal do Programa de Acolhimento Social – PAS estima-se que indistintamente mais de 8.500 famílias foram contempladas por programas de transferência/complementação de renda, o que acumula um pagamento de mais de R$ 10.098.600,00 (dez milhões noventa e oito mil e seiscentos reais) em benefícios assistenciais para a população franciscana, somente no mês de abril de 2020. A lista de beneficiários do Programa Bolsa Família que foi habilitada ao recebimento do auxilio emergencial do governo federal encontra-se disponível no site da Prefeitura Municipal.

No âmbito da segurança alimentar, a gestão municipal tem feito a sua parte, adotando ações capazes de amenizar os impactos causados pela pandemia, a exemplo da entrega dos peixes e cestas básicas da Semana Santa, bem como da entrega de cestas básicas escolares para os estudantes da rede municipal de ensino. Pelo menos 2.200 cestas básicas (Beneficio Eventual – Lei Municipal Nº 525/2018) serão distribuídas nos próximos 30 dias, junto ao público mais vulnerável do município e prioritariamente a aqueles inscritos no Cadastro Único que ainda não são beneficiados por programas sociais no âmbito federal, estadual ou municipal.

Atento as orientações normativas quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras quando do trânsito de pessoas em locais públicos, o município estima doar a população em situação de vulnerabilidade social, devidamente referendada pelo Cadastro Único Municipal, pelo menos 30.000 unidades de máscaras. Pensando no compromisso pelo amparo econômico, pela garantia do emprego e da renda da população franciscana, flexibilizou-se e/ou prorrogou-se processos de cobranças tributárias junto aos comerciantes, tem-se antecipado pagamentos de programas sociais, bem como, estimulado compras via débito automático junto ao comércio local, sob o intuito garantir o fluxo de capital circulante no território municipal. Todas essas medidas executadas pela Prefeitura de São Francisco do Conde, aliadas a solidariedade dos cidadãos, demonstram preocupação, auxilia e cuida dos franciscanos, tonando-os ainda mais fortes, colaborativos e fraternos.