SFC promove a IV Conferência Municipal de Educação, dia 17 de dezembro

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação – SEDUC, irá promover no dia 17 de dezembro, a IV Conferência Municipal de Educação (COMED), que será realizada no auditório da própria secretaria, a partir das 08h30, contando também com atividades que acontecerão em algumas salas da Unilab.

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da Educação de São Francisco do Conde e Brasileira”, o evento será um momento para se discutir e eleger as prioridades para a educação do município que mais se aproximam das diretrizes traçadas nos Planos da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e da Conferência Estadual de Educação (COEED).

Portanto, a partir dessas perspectivas, deverão ser definidos os objetivos, as diretrizes e as metas educacionais do município, que servirão de norteadores para acompanhar a eficiência, eficácia e a efetividade das escolhas feitas de forma democrática, por todos os representantes dos segmentos sociais do município, que estarão participando de forma ativa no processo.

Diante do contexto de pandemia com a Covid-19, o evento terá um número limitado de participantes, sendo que estes devem ser: Profissionais da Educação (rede pública e privada); estudantes e pais de estudantes; representantes da sociedade civil e entidades públicas e representantes de Sindicatos e dos poderes constituídos no município.

Considerando este contexto, para participar, os interessados destes grupos deverão realizar a inscrição, que acontecerá por ordem de chegada de acordo ao limite de vagas disponibilizadas para cada segmento, (exceto os Sindicatos, onde os representantes já foram escolhidos por cada segmentos), a seguir veja a quantidade de vagas disponíveis para cada categoria:

Todos os representantes (delegados) que fazem parte deste público, devem realizar a inscrição, que acontece do dia 13  a 15 de dezembro, presencialmente na Secretaria da Educação, das 09h às 14h.

Vale salientar, que apesar de ter um número limitado de participantes presenciais, devido à pandemia, a Conferência será transmitida ao vivo através do Canal do YouTube da Prefeitura, para que a sociedade também possa participar. Contudo, apesar da redução da quantidade de participantes, todos os segmentos sociais serão representados.

Confira a programação:

07h às 08:30 – Credenciamento

08h30 às 10h – Solenidade de Abertura

10h às 11h20 – Conferência de Abertura: Tema “Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da Educação de São Francisco do Conde e Brasileira”.

11h30 às 12h – Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência.

12h às 13h30 Intervalo para o almoço.

13h30 às 15h – Colóquios por Níveis e Modalidades de Ensino

Eixo I. Tema: UMA ESCOLA PARA O FUTURO: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação.

Eixo II. Tema: EDUCAÇÃO DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE, JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO.

Eixo III. Tema: VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE.

Eixo IV. Tema: GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

15h às 16h30 – Plenário para Votação e Aprovação do que não obteve consenso nos colóquios.

16h30 – Encerramento.

A Secretaria da Educação irá aplicar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, respeitando o distanciamento social, disponibilizando álcool em gel e com uso obrigatório de máscaras.