Simpósio de Controle de Qualidade de Pescado teve participação do município

VI SIMPOSIO

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), esteve representada pela engenheira Elma Pereira de Sá, durante o VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, que apresentou o trabalho “A comercialização de Pescado em Feiras Livres – Práticas de Consumo e Percepções dos Consumidores”. O evento ocorrido entre os dias 10 a 12 de setembro, na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), na cidade de Santos (SP), teve como tema “Segurança Alimentar do Pescado da Produção à Mesa do Consumidor: Desafios e Perspectivas”.

O tema abordado por Elma Pereira tratou da questão do hábito alimentar dos consumidores e a qualidade do pescado. A pesquisa demonstrou que os consumidores percebem que a inserção do pescado no cardápio é de suma importância, isso devido às propriedades benéficas à saúde, tais quais vitaminas e ômega 3, como também ficou evidenciado que as pessoas estão satisfeitas com a qualidade do pescado adquirido em Feiras Livres; essas mesmas pessoas apontam como pontos positivos a localidade e higiene dos estabelecimentos na hora da compra. Para a engenheira, “o simpósio é o principal evento brasileiro dedicado ao debate e à atualização sobre temas relativos à qualidade do pescado, como forma de promover o aumento do consumo de pescado, disseminar novas tecnologias e produtos, visando à segurança alimentar do pescado”.

Para o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Arlindo Ruy Amaral Costa, “esses eventos são importantes, pois trazem informações sobre novas tecnologias, desde o cultivo, passando pelo beneficiamento, conservação, embalagens e aproveitamento dos resíduos, até a qualidade do pescado em toda a cadeia produtiva e ações que os órgãos públicos, responsáveis pela inspeção, devem fazer”. Costa ainda cita a importância da inserção do pescado na alimentação escolar como fonte de proteínas, inclusive na alimentação de crianças, a partir dos dois anos. “Aumenta o cognitivo, está cientificamente comprovado”, atesta o secretário, que afirma também que está desenvolvendo ações para o processo contínuo de capacitação de marisqueiras e pescadores do município, visando a qualidade e a segurança do alimento.