Sistema automático de irrigação vai gerar 300% de economia de água

sistema

A Prefeitura de São Francisco do Conde, em parceria com a Embasa, iniciou neste mês de maio a implantação do sistema automático de irrigação por gotejamento ao longo da Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, popularmente conhecida como Baixa Fria. O objetivo é minimizar os gastos com a água que é utilizada para irrigar as plantas na extensão que vai do Portal até a Praça do Martelo – na entrada da cidade.

Esse sistema oferece um melhor custo/benefício no que se refere ao consumo de água com aproveitamento integral pelas raízes. Para viabilizar o projeto, houve a colocação de 4.000 metros de mangueiras com gotejadores a cada 20 centímetros de intervalos. O gasto médio é de 1,6 litro de água por metro de mangueira, totalizando 6.400 litros por turno regado. Antes do sistema de irrigação por gotejamento, a quantidade de água necessária para a mesma quantidade de irrigação era de 20.000 litros. Ou seja, a Prefeitura fará uma economia de mais de 300% em relação ao gasto com o recurso natural.

A ação está sendo executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF).