Susto, emoção e muita adrenalina durante o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra

velocidade na terra 2016 2

Foi no mínimo de arrepiar o Campeonato de Velocidade na Terra, ocorrido no último fim de semana (17 de abril), no Autódromo Internacional da Bahia – São Francisco do Conde. Os picos da adrenalina se deram durante as batidas e capotamentos dos carros que estavam disputando pelas categorias Kart Cross, Speed e Turismo.

Durante a 1ª etapa da rodada dupla, o piloto Amilton Silva, do 714, passou do ponto de frenagem e se chocou contra o paredão da pista de barro, ocasionando o capotamento do veículo. A integridade física do esportista não foi comprometida, devido aos equipamentos de segurança que são obrigatórios aos condutores. Amilton estava na vice-liderança e tentava o 1º lugar. “Se não fosse a segurança que o carro oferece eu não estaria aqui”, disse Amilton ao final do campeonato, enquanto recebia o troféu.

Passado o susto, as rodadas continuaram e durante a competição da 2ª bateria, o piloto Alberto Carvalho, do 40, que estava em 3º lugar no Kart Cross, também não conseguiu segurar e colidiu com o carro na mesma curva. Alguns torcedores chegaram a levantar a hipótese de que os acidentes poderiam indicar algum problema na pista, o que foi de imediato descartado pela Federação de Automobilismo da Bahia – FAB, pois, nos dois casos o que ocorreu foi erro dos pilotos com relação ao ponto de frenagem na reta que antecede a curva naquela pista.

O terceiro acidente, ocorrido com o piloto Jackson Sodré, que competia na liderança pelo 723, foi durante a terceira volta da última etapa. O carro do piloto apresentou falha e o mesmo capotou numa curva de 90°. Assim como os demais pilotos, Sodré não apresentou nenhum tipo de dano físico e todos receberam atendimento médico no local, sendo em seguida conduzidos pelo SAMU ao Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima para averiguação mais completa e alta médica.

Durante os intervalos de uma rodada para outra, o grupo musical Rick e Rock embalou torcedores e amantes da velocidade no trio elétrico e foram sorteados brindes entre aqueles que levaram alimentos não perecíveis para doação.

Confira abaixo a classificação dos pilotos durante o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra:

 

CATEGORIA SPEED (1ª ETAPA)

1º lugar: Reinaldo Lucas

2º lugar: Zé Nunes

3º lugar: Jorge Sena

4º lugar: David Gomes

5º lugar: Alexandre Martins

 

CATEGORIA SPEED (2ª ETAPA)

1º lugar: Reinaldo Lucas

2º lugar: Zé Nunes

3º lugar: Alexandre Martins

4º lugar: Jorge Sena

5º lugar: Cleber Barral

 

CATEGORIA TURISMO (1ª ETAPA)

1º lugar: Jackson Sodré

2º lugar: Amilton Santos

3º lugar: Flávio Estrela

4º lugar: Leonardo Gomes

5º lugar: Humberto Cajaíba

 

CATEGORIA TURISMO (2ª ETAPA)

1º lugar: Flávio Estrela

2º lugar: Leonardo Gonzatto

3º lugar: Heckel Damasceno

4º lugar: Humberto Cajaíba

5º lugar: Alex Lemos

 

CATEGORIA KART CROSS (1ª ETAPA)

1º lugar: Romero Sampaio

2º lugar: Ramon Alves

3º lugar: Alberto Carvalho

 

CATEGORIA KART CROSS (2ª ETAPA)

1º lugar: Romero Sampaio

2º lugar: Ramon Alves

3º lugar: Saulo Pessoa

 

Os preparadores Paulinho Paraná – do piloto Paulo Gonzatto, e Rilson Santana – do piloto Flávio Estrela, também receberam troféus em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde, Amarildo Guedes, foi outro a receber troféu da FAB – uma homenagem ao apoio que tem sido dado ao esporte automotivo. “Não faríamos esse evento se não fossem as estrelas, que são os nossos pilotos, e se não fosse o apoio da Prefeitura”, destacou Selma Moraes – presidente da FAB.

Uma nova competição da modalidade acontecerá dias 21 e 22 de maio, no município de Luiz Eduardo Magalhães, e outra em julho, no município franciscano, com data a ser divulgada.

Skip to content