Terceiro dia do V Festival de Samba de Roda do Recôncavo aconteceu no bairro de Jabequara da Areia

A programação do terceiro dia do V Festival de Samba de Roda do Recôncavo, com o tema “Samba – Raízes no Recôncavo”, aconteceu no bairro de Jabequara da Areia, na última quarta-feira (22), em São Francisco do Conde, onde, na oportunidade, foi realizada uma Roda de Conversa com os mestres e mestras de samba Alva Célia Medeiros – Samba Raízes de Angola, Valdísia Costa, conhecida por Val de Lina – Samba de São Gonçalo e Ivan Carlos dos Santos – Samba Chula Filhos de São Francisco, que contaram a história dos seus grupos, a origem do samba, suas tradições e os desafios enfrentados para que essa tradição cultural não se perca ao longo do tempo. Todos os ensinamentos foram ouvidos atentamente pelas crianças que estudam nas escolas da localidade, Escola Bento Gonçalves e Escola Álvaro Rodrigues.

Quem também esteve presente e participou da mesa de abertura do evento foi o secretário de Cultura, Osman Ramos, a diretora de Cultura, Joelza Menezes, a diretora da Escola Bento Gonçalves, Márcia de Jesus da Cruz e a superintendente regional 04 (Jabequara da Areia, Jabequara das Flores e Loteamento São Jorge), Gal Guedes.

Sinto-me muito feliz hoje aqui na localidade da Jabequara, onde sempre fomos muito bem recebidos nas ações que já desenvolvemos no bairro. A Secretaria de Cultura e a gestão sempre tiveram a preocupação em trabalhar junto com a comunidade, pincipalmente nos bairros mais distantes da sede. O objetivo do Festival do Samba é também fazer com que as futuras gerações se apropriem da nossa cultura e perpetuem essa tradição”, enfatizou o secretário de Cultura, Osman Ramos.

A mestra de samba, Alva Célia Medeiros, desenvolveu, de forma lúdica e divertida, brincadeiras com as crianças, com cantigas de rodas que contam a origem e a história do samba no Brasil e os seus diferentes estilos. “Precisamos conhecer, aprender e preservar a nossa cultura, memórias que aprendemos no passado e precisamos cultivá-las através de iniciativas como essa, onde crianças têm a oportunidade de conhecer a história do samba e se encantar com essa tradição, para que levem consigo esse legado deixado pelos nossos antepassados”.

O V Festival de Samba de Roda do Recôncavo acontece até o dia 26 de novembro com uma programação diversificada entre palestras, exposições, cinema e muito samba de roda. Em Jabequara da Areia, todo mundo para caiu no samba com os grupos Samba Batuque de Negro e Samba Nu Mithieê.

O grupo de Samba Resgatando a Cultura, formado pelos estudantes da EJA da localidade, através do Projeto VOARTE, também abrilhantou a festa, sob o olhar atento da professora Jovelice e pelas coordenadoras Crislane e Célia.

Essa é uma ação da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, por meio da Rede RC de Comunicação, com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR.