Territórios de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário são discutidos em São Francisco do Conde

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de São Francisco do Conde (SEAP) promoveu nesta terça-feira, 23 de julho, uma plenária ampliada com status de Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, cujo tema foi: “Por um Brasil com gente do jeito que a gente quer”. O evento debateu questões estratégicas para a agricultura familiar no município.

A plenária, realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SASAU), tem por finalidade a construção de proposições que vão subsidiar a elaboração, revisão e/ou qualificação dos Planos Municipais e Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, além da construção de proposições para as conferências estaduais.

Em São Francisco do Conde, sete delegados (membros de Colegiados Territoriais, representantes de organizações, entidades e movimentos sociais relacionados aos agricultores familiares) foram eleitos para participar da 2° Conferência Estadual, que acontecerá no município de Governador Mangabeira, nos dias 29 e 30 de julho.

Participaram do evento, mais de 30 produtores e líderes de associações da cidade; o secretário de Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, que desejou um bom trabalho a todos; técnicos da SEAP; representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (UNICAFES).

Os eixos temáticos discutidos no evento foram: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar; Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimeto Rural; Promoção da Qualidade de Vida e Promoção do Etnodesenvolvimento.