Tradição e religiosidade marcaram os Festejos de Santo Antônio dos Navegantes

Tradição e religiosidade marcaram os Festejos de Santo Antônio dos Navegantes, no último sábado (18), na Ilha das Fontes, em São Francisco do Conde. O tema dos festejos deste ano foi: “Pela intercessão de Nossa Senhora possamos ver o rosto misericordioso de Santo Antônio”.

No período da manhã aconteceu uma missa em louvor ao padroeiro e, em seguida, as embarcações enfeitaram as águas do mar da ilha com uma procissão marítima que percorreu outras localidades, como a Ilha de Maria Guarda, Madre de Deus, Santo Estevão, Ilha do Pati e Engenho de Baixo. Após a procissão, a imagem do santo retornou para a capela, na Ilha das Fontes. Os moradores da ilha e das localidades próximas acompanharam o cortejo.

O prefeito de São Francisco do Conde falou sobre a importância de preservar essa tradição religiosa. “Essa é uma festa muito bonita e muito importante para o nosso calendário. Quem acompanha a procissão marítima pela primeira vez se encanta com as belezas naturais da nossa cidade”.

A secretária de Turismo, Ússula Flávia Pinto, também ressaltou a tradição dos festejos e os atrativos turísticos da Ilha das Fontes: “a tradição dos festejos religiosos é de suma importância, visto que a gente valoriza as tradições das comunidades, além de contemplar todo o apelo turístico que a localidade tem. É muito importante pra gente ver a comunidade protagonizar esse processo, além de poder divulgar esse atrativo que muita gente não conhece e tem a possibilidade de ter contato, tanto com a comunidade quanto com todo potencial turístico da Ilha das Fontes”. Para o secretário de Cultura, Osman Ramos, “os Festejos de Santo Antônio dos Navegantes representa a tradição e a religiosidade do povo franciscano”.

Segundo o diácono José Everaldo Bispo Conceição, Santo Antônio foi um homem que desde criança foi chamado para servir ao Senhor. Conta a história que brincando com o seu irmão, ele o feriu com uma flecha e depois desse ferimento, ele pediu ao Senhor que curasse o seu irmão e prometeu que se essa graça fosse alcançada ele dedicaria a sua vida para pregar o evangelho. O pedido foi concedido e a promessa foi cumprida. Santo Antônio começou a caminhar com São Francisco e pregou para toda a Itália. Em determinado momento, o povo não acolheu sua pregação e ele começou a pregar para os peixes que começaram a sair do mar em abundância, e a partir da pregação para os peixes o povo começou a segui-lo.

É uma alegria festejar essa tradição, onde o povo representa sua fé. Não podemos perder de vista que neste momento a família se encontra para celebrar, onde Santo Antônio foi um exemplo de homem que deixou a sua vida para se dedicar aos pobres”, disse o Diácono.

Débora Cruz Oliveira de Assis, moradora da Ilha das Fontes, falou sobre o orgulho em poder participar da festa: “temos que preservar essa tradição porque desde quando nascemos é tradição da comunidade e também das nossas famílias. O hino de Santo Antônio que foi cantado durante a missa foi feito pela minha avó, que se chamava Dona Antônia. Essa devoção vem de família, de raíz, que passa de geração para geração. Não tem o que pague esse presente de poder louvar Santo Antônio”.

Estavam presentes nos festejos, autoridades de São Francisco do Conde, o prefeito Evandro Almeida e a primeira-dama Iasmin Barbosa; o secretário de Cultura Osman Ramos; a secretária de Turismo Ússula Flávia Pinto; o secretário de Infraestrutura Antônio Carlos Vasconcelos Calmon; a secretária de Comunicação Vanessa Dantas; o secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública Amarildo Guedes; o ouvidor de São Francisco do Conde, Alberto Jorge Matos (Beto Maria); a chefe de Gabinete Ana Cristina Marques; além do presidente da Câmara, vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho), o vereador João Carlos Costa  Nunes (Joinha) e o vereador Edcarlos Almeida Vasconcelos (Pita de Gal).