Tradicional Caruru do Lindroamor reúne sanfranciscanos no Largo da Cubamba

Lindroamor_2

O Largo da Cubamba, em São Francisco do Conde, ganhou mais cor na manhã da última sexta-feira, 27 de setembro. Isso porque o tradicional Caruru do Lindroamor foi oferecido aos sanfranciscanos naquela região. O grupo cultural Lindroamor tem mais de 100 anos e é um velho conhecido da população local. Após anos desativado, em 1993, a sua tradição foi resgatada e para coroar os membros do grupo resolveram, a partir daí, todos os anos, oferecer este caruru aos moradores da cidade.

Para a presidente do grupo Lindroamor, Alva Célia, a ação é mais uma forma de resgatar e manter a cultura local. “A cidade é rica em cultura e nosso objetivo é manter a tradição e passar a frente os costumes dos nossos ancestrais”, enfatiza.

Em 2013 esta tradição ganhou um brilho a mais, pois o caruru foi incorporado a programação do projeto São Francisco do Conde é Show lançado no dia 27, dia Mundial do Turismo. Este projeto visa desenvolver o turismo e a economia local através da realização de atividades como: festival gastronômico, competições esportivas, cinema, teatro de rua, música, poesia, moda, artesanato, cultura popular, dentre outros.

Além do caruru a ação também contou com feira de artesanato e uma exposição intitulada “Encontro de Troca de Saberes Artesanais”, que reuniu representantes do Recôncavo Baiano para expor e trocar informações sobre suas produções. Um palco também foi montado no local para que a comunidade pudesse apresentar o que tivesse vontade. Um grupo de jovens aproveitou o espaço e levou um número de hip hop para os que estavam presentes.

Acho que essa é uma oportunidade de ocupar a mente e ficar longe das drogas. É muito bom poder participar de eventos que resgatam a nossa cultura”, declara Jonatha Menezes, 19 anos, estudante da Escola Martinho Salles, que realizou apresentação de hip hop.

 

Skip to content