Tradicional Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia agita São Francisco do Conde

A Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, evento tradicional promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, reuniu, desde o início da manhã do domingo (03), centenas de pessoas na sede do município.

Esplendorosamente, as baianas seguiram em cortejo pelas ruas, atraindo olhares de admiração e adeptos das religiões de matriz africana, que seguiram da Rua Getúlio Vargas até a Orla Marítima (em frente a igreja que leva o nome da padroeira).

Seguido das baianas, muitos grupos de percussão, charangas, personagens culturais, autoridades dos poderes Executivo e Legislativo – a exemplo do prefeito Evandro Almeida, do vice-prefeito e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) e do presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho) – seguiram nesta caminhada de paz.

Palavras de combate à intolerância religiosa foram as mais citadas pelos fieis antes das baianas e demais povos de santo oferecerem suas flores à Iemanjá, a Rainha do Mar.

Em meio ao calor intenso, vendedores ambulantes que estavam comercializando bebidas contentaram-se com as vendas e a renda extra. Um carro-pipa também ajudou a refrescar as pessoas; a temperatura passava dos 30°C.

E não parou por aí. As bandas puxadas por trios elétricos contagiaram o momento de alegria. Dentre as principais atrações, o grupo Samba do Pretinho foi o que mais interagiu com o público. Em plena Praça da Independência, já no finalzinho do percurso, o cantor encerrou o show com a presença da galera que cantou junto e fez várias coreografias.

A prata da casa, Izabel Nogueira, também arrasou com seu samba original. Assim como o cantor Danniel Vieira, que fez muita gente dançar coladinho com o seu misto de sertanejo universitário, forró e axé.