TranSFormar – $Fcard já movimentou no comércio do município mais de R$ 1 milhão

sfcard

A Prefeitura de São Francisco do Conde lançou o $Fcard – cartão do servidor público do município, no final do mês de agosto de 2015, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC. O cartão funciona como uma antecipação salarial para os servidores, onde o funcionário pode utilizar até 30% de sua renda para fazer compras no município. Desde seu lançamento, o cartão visa estimular o comércio na cidade, uma vez que ele é de uso exclusivo em São Francisco do Conde. Entre as vantagens estão: descontos de até 20%; não endividamento (desconto em folha) e o fato do cartão não possuir taxas administrativas.

Com todas essas vantagens, no período de setembro de 2015 a janeiro de 2016, o valor de R$ 1.010.362,01 (um milhão, dez mil e trezentos e sessenta e dois reais e um centavo) foi injetado na economia local através desta ferramenta. E para estimular ainda mais as vendas, no mês de dezembro quem utilizou o cartão $Fcard participou da Promoção Compra Premiada, que distribuiu premiações como: 10 liquidificadores, 10 batedeiras, 15 espremedor de frutas, 15 sanduicheiras e grill, além de 15ferros, 15 cafeteiras, 05 celulares Galaxy S4 mini e 30 kits de Natal. Ao todo foram premiados 112 servidores.

Outra novidade no município que vai ajudar ainda mais o comércio e aumentar no poder de compra daqueles que mais precisam é o lançamento do cartão PAS Mais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Programa de Acolhimento Social (PAS) criou um cartão onde um percentual poderá ser destinado ao comércio municipal, serviços e empreendimentos locais, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico no município.

“Muito bom esse novo cartão, a gente vai ganhar mais um dinheiro para ajudar nas compras né?! Aumentou o dinheiro e aí vou poder comprar a merenda dos filhos. Gostei muito dessa mudança”, disse Carla Alves de Brito, moradora do Caípe de Cima, durante a entrega dos cartões no bairro.

O PAS teve essas mudanças pensadas com carinho para melhor acolher às famílias franciscanas. A alteração não foi só com o novo cartão PAS Mais, que poderá ser utilizado no comércio local”, afirmou a coordenadora do Programa de Acolhimento Social, Sandra Pitanga, durante a entrega dos cartões no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão.

$Fcard

O novo cartão do servidor faz parte das ações do projeto “TranSFormar – Pra Nossa Cidade Avançar Ainda Mais”, que é mais que um conjunto de obras e intervenções, conforme afirmou o prefeito Evandro Almeida, “é um modelo de gestão, baseado nos princípios da solidariedade e do fortalecimento da cidadania”.

PAS MAIS

Com o PAS Mais, um percentual de até 50% do valor do benefício poderá ser destinado ao comércio municipal, serviços e empreendimentos locais, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico no município.

A Prefeitura realizou as mudanças no PAS, através do Decreto Municipal nº 1764/2015, que “regulamenta o art. 5º, da Lei Municipal 416/2015, que dispõe sobre o Programa de Acolhimento Social e estabelece valores para o Cartão Social PAS Mais, e adota outras providências”.

Até o momento já foram distribuídos 178 cartões em Jabequara das Flores e da Areia, 178 no Socorro, 258 cartões no Monte e 228 em Paramirim, Coroado, Madruga e Vencimento. Na sede foram entregues 2.583 para as comunidades da Babilônia, Drena, São Bento, Roseira, Baixa Fria, Dom João, Marapé, Centro, Nova São Francisco, Pitangueira, Campinas, Estrada de Campinas, Gurujé, Santa Elisa e Fazenda Macaco e 881 cartões para as comunidades de Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Colmonte, Curupeba, Santo Estevão e Ilha do Paty.