Audiência Publica vai discutir, informar, interagir e formar censo crítico sobre a Intolerância Religiosa

convite

Em 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, de São Francisco do Conde, vai promover através do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial – DEPIR e em parceria com a Câmara Municipal de São Francisco do Conde, uma Audiência Pública para discutir, informar, interagir e formar um censo crítico sobre o respeito e a intolerância religiosa, a partir das 09h.

As religiões de matriz africana, incorporadas à cultura brasileira e que se tornaram uma importante característica da identidade nacional, foram a forma de preservar as tradições, idiomas, conhecimentos e valores dos primeiros negros africanos escravizados trazidos para o Brasil. Entretanto, o racismo ainda tenta impedir o culto à ancestralidade negra, tornando seus adeptos vítimas recorrentes do preconceito e da intolerância”, ressalta Samuel Azevedo, diretor do DEPIR.

Visando coibir atitudes discriminatórias e homenagear Mãe Gilda – símbolo de um dos casos mais marcantes de preconceito religioso no país – em 2007 foi sancionada a Lei nº 11.635, que faz do 21 de janeiro O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data é celebrada por todos os praticantes das religiões de matriz africana e serve ainda como reflexão e motivação na busca pela liberdade do culto religioso e combate ao racismo.

O limite da intolerância – Em outubro de 1999, o Brasil testemunhou um dos casos mais drásticos de preconceito contra os religiosos de matriz africana. O jornal Folha Universal estampou em sua capa uma foto da Iyalorixá Gildásia dos Santos – a Mãe Gilda – trajada com roupas de sacerdotisa para ilustrar uma matéria cujo título era: “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”.  A casa da Mãe Gilda foi invadida, seu marido foi agredido verbal e fisicamente, além disso, seu terreiro foi depredado por evangélicos. Mãe Gilda não suportou os ataques e, após enfartar, faleceu no dia 21 de janeiro de 2000. Uma audiência pública instituiu o 21 de janeiro como Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.

Mais informações sobre o evento: (71) 99971-6424/ 98121-8789/ 99175-0442 – Samuel Azevedo – Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial.