Uma rica programação integra o Diálogos Pedagógicos 2019

Na próxima semana, os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde irão participar do Diálogos Pedagógicos 2019, evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC). Durante três dias (18, 19 e 20 de fevereiro) serão realizadas atividades de integração, planejamento e troca de experiências, cujo tema norteador será Currículo: tecendo saberes e fazeres da/na Educação.

Na segunda e terça-feira, respectivamente dias 18 e 19 de fevereiro, as atividades acontecerão na sede da SEDUC, localizada na Baixa Fria. A abertura terá a apresentação do coral Sem Fronteiras (formado por estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB) e do coral Meninas Cantoras (composto por alunas da rede, sob a regência da Prof. Dra. Neide Santos). O prefeito Evandro Almeida participará da abertura solene. A palestra magna, que acontecerá em seguida, será feita por um dos maiores pesquisadores em Currículo no país, o Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo.

Também haverá, dentro da programação, um momento dedicado às famílias dos alunos matriculados na rede, que acontecerá dia 19, a partir das 8h da manhã. Os colaboradores que fazem o dia a dia da escola acontecer, como os motoristas, as merendeiras, porteiros, auxiliares de serviços, profissionais da ronda escolar e assistentes de direção também serão recepcionados com uma atividade nesta data, no período vespertino.

No último e terceiro dia, ou seja, 20 de fevereiro, serão realizados planejamentos pedagógicos em cada unidade escolar.

Durante o Diálogos Pedagógicos 2019 também acontecerão lançamentos de livros com sessão de autógrafos, inauguração da Sala Verde, exposições artísticas, além da apresentação do planejamento pedagógico do ano letivo 2019, conduzido pela Diretoria Pedagógica. Confira a programação completa!

Conheça um pouco dos palestrantes que participarão do Diálogos Pedagógicos 2019:

Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo  UFBA

Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988), Doutorado em Ciências da Educação – Universidade de Paris VIII (1995), Bolsa CAPES. Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça (2007), Bolsa CAPES. Pós-doutorado em Teoria de Currículo pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal (2016), Bolsa CAPES. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento. Nesse contexto, coordena o Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto. Coordenador do GT de Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, no período de 2013-2015. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Currículo; Formação Docente; formação; Infância e Educação; Epistemologia da Educação, Etnopesquisa Crítica e Etnopesquisa-Formação.

Profª Me. Cláudia Cristina Santos – UFBA/GEPEC/LEPEL

Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Metodologia Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Gestão Escolar pela Universidade Contemporânea – UnC, Especialização na Pedagogia Histórico-Crítica para professores das Escolas do Campo – UFBA/FACED; Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador – UCSAL. Doutoranda em Educação pela UFBA/FACED.  Atuou como Consultora – UNESCO/MEC – Programa Mais Educação/ Assistente Técnica na Elaboração de Plano Municipal de Educação – SASI/MEC/UNDIME-BA; Redatora Educação Infantil/Currículo Bahia – BNCC – PROBNCC/MEC/SEC-BA/UNDIME-BA. É membro do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação do Campo/ Educação Integral – GEPEC/FACED/UFBA. Atua na Coordenação Geral de Cursos da Educação a Distância na Faculdade Dom Pedro II – EAD. É Professora Formadora da Inteligência Relacional. Temas: Educação Integral, Educação Escolar e Políticas Educacionais, Educação a Distância e Educação Socioemocional.

Profª Dra. Claudilene Silva – UNILAB

Apresenta uma trajetória de atuação que entrelaça cultura e educação. Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2009) e Doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco. Produtora cultural e pesquisadora da cultura afro-brasileira, entre os anos de 2005 e 2010 foi gerente do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife/Secretaria de Cultura. Na área da Educação, sua experiência possui ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e Prática Pedagógica; Didática e Prática Docente; Relações Étnico-Raciais no Espaço Escolar; e Identidade, Cultura e Resistência Negra. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), membro do grupo de pesquisa Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África – NYEMBA e coordenadora do curso de pedagogia do Campus dos Malês – São Francisco do Conde – Bahia.

Profª Dra. Cristina D’Ávila – UFBA

Cristina Maria D’Ávila Teixeira, Cristina D’Ávila, graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de formação docente (2006-2007). É Pós-doutora na Université Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes). Publicou oito livros, um como autora principal na área educacional, dois livros de literatura infantil, um livro de poemas e outros livros na área educacional em co-autoria. Organizou duas outras coletâneas. Atua na área da Didática, Docência no Ensino Superior, Formação de Professores e Ludicidade. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL), pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Prática Pedagógica, Mediação Docente, Formação de Professores, Docência na Educação Superior, Livro Didático, Formação Contínua, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação à Distância e Material Didático.

Cleudia Fernandes – Neuropsicóloga consultora do PROAP

Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (2002), Especialista em neuropsicologia no curso de Pós-graduação de Especialização Avançada em Neuropsicologia, coordenada pelo Pós-doutor José Neander Abreu pela Universidade Federal da Bahia (2015). Aluna especial do mestrado em Educação de Jovens e Adultos – Uneb (2018). Responsável técnica do Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP e gerente de Monitoramento de Qualificação Pedagógico e Avaliação do Desempenho na cidade de São Francisco do Conde, locada na SEDUC – Secretaria da Educação. Atuante no atendimento clínico, na neuropsicologia em avaliação e intervenção com o foco na aprendizagem. Na psicologia nos transtornos ansiosos e depressivos. Voltada para o público-alvo: crianças, adolescente, adultos e idosos. Atua em formação de professores com viés da neuropsicologia participando de jornadas pedagógicas (2016 e 2017). Atualmente desenvolve e aplica um programa de formação continuada para os profissionais escolares da rede municipal de São Francisco do Conde – Ba.

Prof. Ms. Anailton dos Anjos – Coordenador do Programa Educa Chico

Graduado em Serviço Social pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2009). Pós-graduação em Psicanálise Clínica no CEAPP. Pós em Mediação de Conflitos (em andamento) na FIB. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu (2016). Atuou como docente na ESTÁCIO FIB e preceptoria de Estágio no Balcão da Justiça, na Associação Baiana de Cegos – ABC e na Unidade Pronto Atendimento – UPA/Cabula. Também como gestor escolar e técnico pedagógico da Prefeitura Municipal de Candeias e de São Francisco do Conde. Atualmente é coordenador do Programa Educa Chico na Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Docente na Fundação Visconde de Cairu, Coaching Pessoal, Analista Comportamental e Palestrante nas áreas: Motivacional, Questões Étnico-racial, Gênero, Educação, entre outras.

PROGRAMAÇÃO DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS 2019

TEMA: Currículo: tecendo saberes e fazeres da/na Educação

DATA: 18/02/2019 (Segunda-feira)

DIÁLOGOS COM A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

07:30h Credenciamento  
08:00h Abertura cultural – Coral Sem Fronteiras – UNILAB e Coral Meninas Cantoras  
08:15h Inauguração da Sala Verde  
08:30h Abertura solene  
10:00h Palestra Magna: Currículo: campo, conceito e pesquisa Palestrante: Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo – UFBA  
11:30h   Almoço  
12:40h   13:00h às 16:00h   Atividade Cultural – Tainá Cristina / Jamile Santana   Mesa Redonda: Currículo e seus saberes  
 – A cultura da reprovação Profª Cláudia Santos – UFBA/GEPEC/LEPEL  
 – O currículo e a lei nº 10.639/03 Profª Claudilene Silva – UNILAB  
 – Currículo, didática e ludicidade Profª Cristina D’Ávila – UFBA    
08:00h -16:00h AÇÕES SIMULTÂNEAS   Sessão de Autógrafos Autora: Cássia Vale Lançamento do Livro “Bloquinho de poemas e canções da Calu”   Autora: Maria Luiza Gomes Obras: “A Menina Maria” e “Rio Subaé e o coração de sua Vivi”   Exposição artística – Desenhos ao vivo e pinturas Marcos Albertonny / Mário Moreira Visitação da Sala Verde  
DIA 19/02/2019 (Terça-feira)
DIÁLOGO COM A FAMÍLIA
PÚBLICO-ALVO: PAIS E/OU RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL  
LOCAL: AUDITÓRIO 2 DE JULHO (SEDUC)  
08:00h Abertura  
Palestra: Linguagens de Amor: afeto seguro Palestrante: Cleudia Fernandes – Neuropsicóloga  
08:40h Apresentação do planejamento pedagógico do ano letivo 2019 Currículo: tecendo saberes e fazeres da/na Educação.  
09:20h Apresentação das ações da Gerência Ambiental – Sala Verde: nossas proposições  
10:40h Apresentação do novo PROAP  
11:20h Apresentação dos alunos da rede  
DIA 19/02/2019 (Terça -feira)
DIÁLOGO COM COLABORADORES DA EDUCAÇÃO
PÚBLICO-ALVO: MOTORISTAS, MERENDEIRAS, PORTEIROS, AUXILIARES DE SERVIÇOS, RONDA ESCOLAR, ASSISTENTE DE DIREÇÃO
LOCAL: AUDITÓRIO 2 DE JULHO (SEDUC)  
13:00h Abertura  
13:40h Palestra Educação com qualidade um compromisso de todos Palestrante: Prof. Ms Anailton dos Anjos  
14:30h Atividade Cultural  
DIAS 19 E 20/02/2019 (Terça e Quarta-feira)

PÚBLICO-ALVO: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO  
LOCAL: UNIDADES ESCOLARES  
A partir das 08:00h Planejamento Pedagógico 2019