Unidade de Saúde do Monte Recôncavo promove evento do Dia do Idoso e de combate ao tabagismo

idoso

No dia 30 de setembro, terça-feira, haverá uma atividade na unidade de Programa de Saúde da Família – PSF do bairro do Monte Recôncavo, em alusão ao Dia do Idoso, celebrado em 27 de setembro e de combate ao tabagismo. Na ocasião, haverão palestras dos profissionais da equipe e um café da manhã com comidas regionais.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, considerada uma droga bastante poderosa. A nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.

Também estão relacionadas ao tabagismo doenças como: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, câncer, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem e infertilidade na mulher, menopausa precoce, além de complicações na gravidez.

Skip to content