Unilab apresentou o primeiro dia do Festival das Culturas

festival unilab

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma instituição federal de educação superior, cuja missão institucional é formar pessoas para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos. A Unilab reúne os desafios da internacionalização e da interiorização do ensino superior, pois está localizada no interior do Nordeste e, pensando nessas diversas culturas integradas em um mesmo espaço, a universidade promove o I Festival das Culturas da Unilab, que vai até o dia 22 de julho.

Durante quatro dias, o campus da Universidade tanto da Bahia quanto do Ceará, vai experimentar os conteúdos artísticos e culturais de cinco países africanos e um país asiático em suas trocas com o Brasil e o Nordeste. A abertura oficial aconteceu no dia 19 de julho e presenteou alunos e a comunidade com exposição fotográfica, venda de livros que tratam da história do povo negro e da história de São Francisco do Conde através dos olhares do professor José Jorge do Espírito Santo e da advogada Sandra Lúcia de Souza Santos; além das obras dos professores da Unilab, Paulo Sérgio Proença e Fausto Antônio.

Rodando pelos corredores ainda é possível se encantar com a arte em papel marche, o trabalho de dobradura nos vasos de origami, além do crochê e dos acessórios africanos. Mas, a grande atração ficou por conta do palco montado na quadra da universidade, que abrigará os shows e atividades culturais ao longo dos dias do evento. Para encantar a todos, o festival começou com a apresentação do grupo ‘Cantus e Piano Afro-brasileiro’, com direito a interpretações das canções de Chiquinha Gonzaga e Paulo Godim ao piano. Em seguida, o grupo mostrou suas interpretações de clássicos da Música Popular Brasileira, como a canção Sabiá (Luiz Gonzaga) e Sá Marina (Wilson Simonal).

Em seguida, foi a vez dos estudantes africanos levarem o ritmo romântico e envolvente da Kizomba, um ritmo angolano dos anos 80, que mistura zouk e semba. O ritmo já é visto em diversos lugares ao redor do mundo. Quem também abrilhantou a festa foi a Fanfarra da Escola Cruz Rios (Fanfarra BANJACR) com ritmo e animação.

Aplaudidos de pé e com gritos de ‘mais um’, o grupo Coral Juventude e Arte do Recôncavo (CJAR) foi destaque da noite com os sucessos da Música Popular Brasileira na voz dos jovens talentos, sob a maestria do franciscano Robert Alexandre. O grupo entoou o hino da África em homenagem aos alunos e emocionou a todos. Por fim, o grupo de hip hop ‘Bota a Fala’ subiu ao palco para levar sua mensagem de força à juventude negra, empoderamento e quebra de preconceitos. O grupo é composto de 08 músicos.

Com uma vasta programação, o I Festival das Culturas da Unilab está proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir com o mundo da arte e da cultura por meio de debates, seminários, cursos, exposições, rodas de conversas, oficinas, mostras de vídeo, fotografia, cinema e teatro, apresentações musicais, encontros e trocas culturais, feira de artesanato, sarau performático e muito mais.