Unilab apresentou projeto da universidade a gestores de São Francisco do Conde

projeto da unilab 2 Na quarta-feira, dia 20 de maio, a direção da Unilab e uma comitiva da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde se reuniram com o intuito de afinar a parceria entre as instituições. O encontro aconteceu no auditório da universidade onde estiveram presentes: o prefeito Evandro Almeida, além de vereadores, secretários, assessores, professores e técnico-administrativos da instituição de nível superior. A mesa de abertura foi composta ainda pela direção da Unilab, através do reitor Tomaz Mota Santos; o pró-reitor de planejamento, Plínio Nogueira Maciel; a diretora do Campus dos Malês, Ludmylla Mendes.

De acordo com o professor Tomaz, “esse momento aprofunda nossa relação com a Prefeitura, com a Câmara de Vereadores e com a comunidade, no sentido de tornar mais viável o projeto da Unilab e a implantação do curso de Medicina em São Francisco do Conde. Esse foi um encontro importante, no qual pudemos ouvir ponderações sobre a dificuldade do projeto e também manifestações de otimismo. É uma ação importante para a região, uma vez que vai aumentar a capacidade de atendimento à saúde da população local e dos povos africanos que a Unilab tem parceria”. Ele ainda acrescentou que a universidade traz um impacto positivo no crescimento da região em diversos setores como, por exemplo, economia, construção civil, entre outros.

projeto da unilab1

O pró-reitor de planejamento, Plínio Maciel, realizou uma apresentação sobre a história da Unilab. Para ele, “o evento foi uma maneira de consolidar a Unilab no Recôncavo Baiano e sensibilizar os gestores e políticos da região sobre a proposta da Unilab”. Na oportunidade, Plínio falou da expansão de novos cursos de graduação para o Campus dos Malês, até 2019.

Atualmente, o prédio que é ocupado pela Unilab é composto por áreas administrativas, nove salas de aula, um auditório, uma quadra e um restaurante universitário. Além disso, tem uma biblioteca e uma quadra coberta para outras atividades acadêmicas do campus. Segundo o pró-reitor, a Unilab pretende investir R$ 34 milhões nos próximos dois anos na construção de blocos que servirão às áreas acadêmicas e administrativas.

Durante a apresentação, o vereador Venilson Chaves afirmou que “essa é uma proposta ‘ousada’ para São Francisco do Conde/BA e precisamos acreditar que as propostas vão acontecer e a Unilab vai se expandir”, disse ele. Já para a secretária de Planejamento, Silmar Carmo, “a Unilab é um sonho que vem se tornando realidade. Existem algumas dificuldades, mas não é impossível”.

unilab 1

Sobre o evento o prefeito Evandro Almeida declarou: “a diretoria da Unilab nos apresentou os projetos de implantação da universidade no Brasil, fazendo uma explanação específica para o Campus de São Francisco do Conde. Vamos ampliar o Campus com a construção de mais prédios para recebermos os novos cursos que já iniciam em 2016, inclusive o de Medicina. Além disso, amanhã, dia 21 de maio, estaremos na Assembleia Legislativa da Bahia, numa sessão especial que celebrará o Dia da África, que também fará homenagem a Unilab”.