UNILAB e Prefeitura dialogam sobre projeto de expansão da universidade no município

unilabexpansão

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) passará por processo de expansão no município de São Francisco do Conde, ainda neste ano de 2015, conforme anúncios realizados na reunião da última quinta-feira, 29, entre representantes das secretarias municipais e da UNILAB. Na ocasião, a instituição apresentou o projeto de expansão previsto para ser iniciado este ano. O objetivo é construir mais quatro blocos na Baixa Fria, em terreno doado pela Prefeitura.

Cada bloco desse terá em sua estrutura 15 laboratórios, 12 salas de aula para 40 alunos, 1 refeitório, 1 anexo de biblioteca e 1 área administrativa. A previsão é que até o mês de abril se iniciem os trabalhos de construção dos prédios e a média estimada para entrega deles é de dois anos. Ou seja, até 2017 os prédios novos devem começar a funcionar. “A missão da UNILAB é a interiorização e o desenvolvimento desses locais. Queremos trazer avanços significativos para as cidades em que nos instalamos”, declarou o vice-reitor da instituição, Aristeu Lima.

Dentro do plano de expansão, a previsão é que 33 cursos novos sejam ofertados pela universidade, no campus dos Malês – São Francisco do Conde. Dentre eles estão: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2016), Engenharia de Petróleo e Gás (2019), Engenharia Mecatrônica (2019), Engenharia Ambiental (2019), Engenharia da Computação (2021), Engenharia Biomédica (2023), Desenvolvimento Regional (2017), Administração Pública (2019), Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (2019), Turismo (2019), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Informação (2019), Biblioteconomia (2021), Gestão da Informação e Mídias (2021), Arquivologia (2021), Museologia (2021), Medicina (2016), Farmácia (2017), Licenciatura Química (2016), Licenciatura Física (2016), Licenciatura Matemática (2016), Licenciatura em Biologia (2016), Bacharelado em Biologia (2018), Bacharelado em Química (2018), Bacharelado em Física (2018), Bacharelado em Matemática (2018), dentre outros.

Diversos fatores foram discutidos durante a reunião, como necessidade de mudanças na infraestrutura, saneamento básico, transporte, alimentação e moradia na cidade para comportar o crescimento que será inerente a expansão da UNILAB no município. “Sabemos dos ônus e bônus de ter a universidade aqui. Temos que criar um grupo técnico de trabalho para buscar soluções para as dificuldades que encontraremos durante esse processo de instalação”, salientou a secretária de Planejamento do município, Silmar Carmo.