USF de Jabequara realizou programação sobre Violência Contra a Mulher e Tuberculose

A quarta-feira (20) foi um momento conscientização e de esclarecimento na Unidade de Saúde da Família – USF da Jabequara. 
Como parte da Agenda da Saúde referente ao mês de março, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio da Unidade de Saúde da Família da Jabequara, realizou uma programação focada nos temas: “Violência contra a mulher” e “Tuberculose”.
A convite da Unidade de Saúde, a investigadora Sandra Régis, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da cidade de Candeias, em parceria com a assistente social Maria das Graças, promoveram uma palestra sobre diversas formas de violência contra a mulher, esclarecendo dúvidas dos participantes e orientando quanto à conduta nesses casos.
O objetivo da palestra foi de sensibilizar, orientar e prevenir a comunidade a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate a esse crime.
Durante a ação, a equipe composta pelo médico, enfermeira e dentista da unidade, também abordaram o tema: “Tuberculose – Sintomas, Tratamentos e Causas. A importância da vacinação e as formas de prevenção contra a doença”. 
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, procure a Unidade de Saúde e seja investigada para tuberculose.
Cerca de 30 pacientes participaram da ação.

Skip to content