V Conferência Municipal de Educação foi realizada em São Francisco do Conde – Ba

Aos 27 dias do mês de outubro de 2023, o Fórum Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC, realizou a V Conferência Municipal de Educação, com o tema “Gestão com Transparência e Controle Social para Garantia de Direitos e uma Educação voltada para a Diversidade, Equidade, Justiça e Sustentabilidade”.

O evento foi realizado no auditório da SEDUC, das 07h às 17h e contou com a participação de diversos membros da sociedade, dentre eles profissionais da educação da rede pública e privada, estudantes, pais de estudantes, representantes dos conselhos municipais voltados para a educação, representantes do poder público e demais interessados nas pautas educacionais do município.

O objetivo da Conferência Municipal é elaborar o Plano Municipal de Educação, que tem vigência de 10 anos, para isso, a Conferência é o momento destinado a dialogar sobre o andamento da educação no município, seus atuais resultados, e busca traçar metas e estratégias para melhoria do ensino aprendizagem.

Houve quatro colóquios de discussão, sendo eles:

I COLOQUIO – EIXO I

TEMA: A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso. permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

2 COLOQUIO-EIXO II

TEMA: Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.

PALESTRANTE: Professora Doutora Eliane Gonçalves da Costa.

3º COLOQUIO-EIXO III

TEMA: Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação. Órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

PALESTRANTE: Professor Valter Lima.

4° COLOQUIO-EIXO IV

TEMA: Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e as condições para o exercício da profissão e saúde.

PALESTRANTE: Adauto de Araújo Lima.

As propostas serão enviadas para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores e em seguida seguira para participação na Conferência Estadual de Educação.

PALESTRANTE: Professor Dr. Lucas Santos Aguiar.