Violeiro Zé de Lelinha recebeu homenagens no fim de semana

2967

Exposição, lançamento de literatura de cordel e exibição de um curta metragem sobre a trajetória do Mestre violeiro “Zé de Lelinha” marcaram o evento “Samba Chula Cordel & Cinema”, que aconteceu na última sexta-feira (24) em São Francisco do Conde e no domingo (26) em Santo Amaro.

O objetivo foi homenagear o lendário violeiro, que residiu em São Francisco por mais de 80 anos e originou o nome da Rede do Samba no município: Associação Cultural Zé de Lelinha. A sede fica na casa onde o sambador morava, no bairro da Pitangueira, e nas suas dependências existe um memorial em tributo ao virtuoso “Zé de Lelinha”.

Em São Francisco o evento aconteceu na Câmara de Vereadores, com início às 17 horas. Em seguida, o grupo Samba Chula Filhos de Zé Lelinha, composto por membros da família do homenageado, fez uma apresentação na Associação Cultural.

Já no município de Santo Amaro a programação foi na Casa do Samba e começou por volta das 10 horas de domingo. Após o evento, também houve apresentação do grupo Samba Chula Filhos da Pitangueira.

As homenagens contaram com o apoio da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), Reconca Rio, Casa do Samba Zé de Lelinha e Prefeitura de São Francisco do Conde.