Voarte em altos voos: Ação é levada para Simpósio Internacional de Arte na Educação Básica na UFBA

O projeto VoArte – nas asas da imaginação continua alçando voos além dos limites de São Francisco do Conde, onde foi concebido pela Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. Dessa vez, o pouso se deu na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA, durante o Simpósio Internacional de Arte na Educação Básica, que aconteceu de 04 a 06 de dezembro, em Salvador.

O VoArte é uma ação pedagógica que ocorre, simultaneamente, em todas as unidades escolares e consiste em uma fase de preparação com os alunos em sala de aula, desenvolvendo atividades artísticas e a etapa de apresentação dos trabalhos para a comunidade. É  um projeto desenvolvido pela coordenação de Arte-Educação da SEDUC, cujo objetivo principal é desenvolver a leitura, através da utilização de recursos e metodologias das linguagens artísticas, em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo da Rede Municipal de Ensino.

O sucesso do projeto tem rendido bons frutos, como sua apresentação em congressos acadêmicos. Dessa vez, as representantes do Voarte Alexsandra Neri, Cristiana Ferreira e Elienai Barreto participaram do Simpósio Internacional de Arte na Educação Básica, voltado para professores, estudantes de todas as instâncias e pesquisadores da área de artes.

Segundo Cristiana Ferreira, durante o evento ocorreram “importantes discussões sobre a inserção das linguagens das Artes nos currículos da Educação Básica, do fortalecimento do Ensino da Arte pela Arte, como área de conhecimento, além do desafio do fazer artístico no cotidiano das unidades escolares”.

Na próxima semana, de 12 a 15 de dezembro, São Francisco do Conde poderá apreciar, pela segunda vez, a mostra do Voarte. O tema do Voartear II será: O (en)canto da Literatura na musicalidade e nas danças manifestadas e construídas pelo povo franciscano.