VOARTEAR I acontece nas escolas de Ensino Fundamental II

A primeira experiência do VOARTEAR I, a mostra de atividades do projeto VOARTE, aconteceu nas unidades escolares do Ensino Fundamental I e encantou a comunidade franciscana. Nesta sexta-feira, 22 de setembro, será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental II apresentarem os resultados da primeira etapa do projeto. Toda a comunidade franciscana está convidada a participar desse momento de integração através da arte.

O Voartear I tem como principais linguagens artísticas norteadoras, o Teatro e as Artes Visuais. Esse segundo momento, voltado para o Ensino Fundamental II, ocorrerá no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, com atividades nos três turnos; no Centro Educacional Claudionor Batista pela tarde; no Instituto Municipal Luiz Viana Neto – IMLVN nos turnos matutino e noturno; e, na Escola Municipal Joaquim Alves Cruz Rios, com atividades pela manhã e à tarde.

No CEAS, as atividades serão o resultado de adaptações da obra Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos; já noClaudionor Batista, a obra A menina que pegou a serpente, de Ives Pinguilly, terá uma versão teatral, além de outros desdobramentos; no Instituto, a obra escolhida foi O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; quanto  à Cruz Rios, ao invés de um livro, é o Samba Chula, Patrimônio Imaterial da Humanidade, o norteador das atividades.

Sobre o VOARTE

O VOARTE – Nas Asas da Arte Educação é um projeto desenvolvido pela coordenação de Arte-Educação da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, cujo objetivo principal é desenvolver a leitura, através da utilização de recursos e metodologias das linguagens artísticas, em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo da Rede Municipal de Ensino.