VOARTEAR II começa nesta terça

Mais uma vez, a rede municipal de ensino se tornará uma grande exposição de arte. É o Voartear II, a mostra artística do projeto VoArte, que acontecerá de 12 a 15 de dezembro em todas as unidades escolares do município, nos turnos matutino, vespertino e noturno (modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA).

O VoArte é um projeto que estimula a leitura, na medida em que provoca nos estudantes, o estímulo para desenvolver, em diversas linguagens, trabalhos artísticos decorrentes da interpretação do livro escolhido pela unidade escolar, sempre em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo da Rede Municipal de Ensino. No Complexo Escolar Rilza Valentim, os alunos apresentarão um espetáculo baseado na obra de João Cabral de Melo Vida e morte Severina.

Será representado, na figura de um retirante chamado Severino. Em suas andanças pelo Nordeste, ele vem parar no Portal da Cidade de São Francisco do Conde, em que se depara com a cultura local. Aí, vão ocorrendo as apresentações das crianças, em analogia com os grupos culturais”, explicou Lindinalva Nogueira, gestora da escola. Durante o período de concepção do espetáculo, a unidade escolar recebeu a visita de Milton José Primo da Cruz, pesquisador do Samba Chula e da viola Machete, que mostrou às crianças este ritmo musical típico da região.

Também estiveram na escola, Sandra Lúcia, da Academia de Letras de São Francisco do Conde, trazendo informações importantes sobre fatos históricos e a cultura local; assim como, a musa do samba Isabel Nogueira. Serão homenageados no Voartear II do Complexo Escolar Rilza Valentim, além dos nomes já citados, As Paparutinhas, o Lindo Amor, a Capoeira do Mestre Mário e o Samba Chula de Zé de Lelinha.

Segundo Lindinalva, “viver mais esta experiência do Projeto VoArte tem proporcionado a todos nós a sensação de puro êxtase. Uma mistura de conhecimento e prazer. No VOARTE  I,  o foco foi o Teatro e as Artes Visuais. Agora no VOARTE II, a Música e a Dança  criam em nós  a expectativa de êxito na aprendizagem significativa, em que nossa história é vivida mostrando o encantamento da diversidade da beleza cultural de nossa gente simples e humilde, mas de grandes riquezas”.

A seguir, segue o calendário do Voartear II:

Terça (12/12)

O Girassol