VOARTEAR II começa nesta terça

Mais uma vez, a rede municipal de ensino se tornará uma grande exposição de arte. É o Voartear II, a mostra artística do projeto VoArte, que acontecerá de 12 a 15 de dezembro em todas as unidades escolares do município, nos turnos matutino, vespertino e noturno (modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA).

O VoArte é um projeto que estimula a leitura, na medida em que provoca nos estudantes, o estímulo para desenvolver, em diversas linguagens, trabalhos artísticos decorrentes da interpretação do livro escolhido pela unidade escolar, sempre em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo da Rede Municipal de Ensino. No Complexo Escolar Rilza Valentim, os alunos apresentarão um espetáculo baseado na obra de João Cabral de Melo Vida e morte Severina.

Será representado, na figura de um retirante chamado Severino. Em suas andanças pelo Nordeste, ele vem parar no Portal da Cidade de São Francisco do Conde, em que se depara com a cultura local. Aí, vão ocorrendo as apresentações das crianças, em analogia com os grupos culturais”, explicou Lindinalva Nogueira, gestora da escola. Durante o período de concepção do espetáculo, a unidade escolar recebeu a visita de Milton José Primo da Cruz, pesquisador do Samba Chula e da viola Machete, que mostrou às crianças este ritmo musical típico da região.

Também estiveram na escola, Sandra Lúcia, da Academia de Letras de São Francisco do Conde, trazendo informações importantes sobre fatos históricos e a cultura local; assim como, a musa do samba Isabel Nogueira. Serão homenageados no Voartear II do Complexo Escolar Rilza Valentim, além dos nomes já citados, As Paparutinhas, o Lindo Amor, a Capoeira do Mestre Mário e o Samba Chula de Zé de Lelinha.

Segundo Lindinalva, “viver mais esta experiência do Projeto VoArte tem proporcionado a todos nós a sensação de puro êxtase. Uma mistura de conhecimento e prazer. No VOARTE  I,  o foco foi o Teatro e as Artes Visuais. Agora no VOARTE II, a Música e a Dança  criam em nós  a expectativa de êxito na aprendizagem significativa, em que nossa história é vivida mostrando o encantamento da diversidade da beleza cultural de nossa gente simples e humilde, mas de grandes riquezas”.

A seguir, segue o calendário do Voartear II:

Terça (12/12)

O Girassol

Soldado Desconhecido

São Roque

Maria das Dores Alves

Vera Maria F. de Santana

Maria Amélia Santos Rocha

Bartolomeu dos Santos

São Bento das Lages

Antonina Olímpia Pessoa da Silva

Rilza Valentim

Arthur da Costa/Almir Pinto da Cunha

Tio Claudio

Apae

Creche Maria das Mercês

Creche Isidória Borges

Creche Robertina Santos

Creche Casulo Creche

Monteiro Lobato

Julieta Ribeiro Porciúncula

Frei Eliseu Eismann

Licia Maria Alves Pinho

Arlete Magalhães (Cejal)

Juvenal Eugênio de Queiroz

Ana Tourinho Junqueira Ayres

Quarta (13/12)

Duque de Caxias

José de Aragão

Maria da C. C. Cunha

Bem-Me–Quer/ Rural de Paramirim

Joaquim Ignácio Aragão Bulcão

Quintino Nascimento

Cantinho da Alegria

Creche C. de Caípe

Iromar Silva Nogueira

Cantinho da Alegria

Maria Lúcia Alves

 

Quinta (14/12)

João Seabra

Luziene Amália

Osório V. Boas

Anísio Teixeira

Navarro de Brito

Abdon Caldeira

Antônio Balbino

Rural de Jabequara

Álvaro Rodrigues

Bento Goncalves

Creche Menino Jesus

Sexta (15/12)

Joaquim Alves Cruz Rios

Centro Educacional Claudionor Batista – Cecba

Centro Educacional Aperfeiçoamento do Saber – Ceas

Instituto Municipal Luiz Viana Neto

Rural do Gurugé

Skip to content