X Conferência de Assistência Social aconteceu no município

conferencia7

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES deu início, nesta quarta-feira, 12 de agosto, a X Conferência de Assistência Social de São Francisco do Conde, na Câmara de Vereadores e contou com a presença da comunidade franciscana e de diversas autoridades municipais. O tema deste ano foi: “Pacto Republicar do SUAS rumo a 2026 – O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Na mesa de abertura estiveram presentes: o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira; os vereadores Venilson Souza Chaves (Cravinho) e Eliezer de Santana; a secretária de Desenvolvimento Social de Madre de Deus, Carla Viviane da Silva Barbosa; a presidente do Conselho de Assistência Social do município, Maria Thais Costa da Silva; a vice-presidente do Conselho, Juliana dos Santos Nova.

O evento durou toda a manhã e contou com a palestra “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026”, de Rodrigo Alves – Conselheiro Titular do CEAS; presidente do CMDCA de Salvador e presidente do Instituto SATUMBI. Durante a palestra, Alves falou sobre a necessidade de buscar subsídios para redefinição de rumos, considerando o atual estágio de amadurecimento do Sistema Único de Assistência Social. Criar estratégias para aprimoramento da gestão pública da assistência social priorizando processos de escuta das reais necessidades do cidadão, dentre outras questões.

“Esse é um momento importante onde vão ser discutidas coisas sérias para nossa comunidade, principalmente, vocês assistentes sociais que trabalham com o povo de São Francisco do Conde. Quando tomei posse jurei que daria continuidade ao Plano de Rilza (in memoriam). Portanto continuem trabalhando, confiando e acreditando no prefeito de vocês. Estamos buscando muitas melhorias para cidade. Já iniciamos a ampliação da UNILAB, vamos trazer uma Policlínica para cá ainda este ano e vem muito mais por aí”, enfatizou o prefeito Evandro Almeida.

Na ocasião, o secretário Aloísio Oliveira falou sobre o papel da Secretaria e quais as ações da mesma dentro do município. “A Secretaria de Desenvolvimento Social possui o compromisso de promover o caráter público de seguridade social estabelecido pela Constituição Federal de 1988. Nós trabalhamos com serviços de proteção básica, social especial, de média complexidade. É importante ressaltar que nós que trabalhamos na assistência temos o papel de atender os usuários do SUAS com todo cuidado e principalmente verificar em quais políticas sociais eles se enquadram para realizar o devido direcionamento”, concluiu Oliveira.

A Conferência contou ainda com uma tradução simultânea para surdos/mudos. Essa é mais uma inovação nas Conferências do município.

Na quinta-feira, dia 13 de agosto, a Conferência segue com apresentação cultural e as oficinas dos Eixos Temáticos: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no Pacto Federativo. Eixo 2 – Participação social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS. Eixo 3 – Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo. Eixo 4 – Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo. Eixo 5 – Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo.