XII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social acontecerá amanhã (12)

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, acontece a XII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social de São Francisco do Conde, a qual tem como tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, que será realizada no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 08h00.

A importância do evento se dá através da discussão de assuntos de interesse da população e que se fazem necessários para o desenvolvimento do município. Com base nisso e considerando a necessidade de avaliar e propor diretrizes para implementação da Política de Assistência Social do município, a organização da conferência ficará a cargo do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com o apoio dos serviços socioassistenciais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE).

Diferente dos anos anteriores, em que o poder público convocava às conferências, este ano, a sociedade civil está se mobilizando em torno do debate, vez que o movimento ocorre em defesa da democracia e da política pública de assistência social frente ao atual desmonte e corte de financiamentos assistenciais por parte do Governo Federal, comprometendo diretamente a sobrevivência de milhões de famílias.

Durante a organização do evento, ocorreram as pré-conferências, onde foram discutidos os três eixos da convenção – 1. Assistência Social: Direito do Povo; 2. Financiamento Público; 3. SUAS com Participação Social – sendo realizadas nos dias 20, 27 e 28 de agosto, pelos Centros de Referência de Assistência Social do município: CRAS Coroado, CRAS Caípe e CRAS São Bento, respectivamente. Durante a conferência do dia 12 de setembro, haverá também a escolha de dois novos delegados, sendo um representante governamental e um não governamental.

O evento será aberto aos beneficiários dos programas e serviços sociais, aos funcionários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a comunidade em geral. Confira a seguir a programação do dia 12:

MANHÃ

08h00min – Credenciamento

09h00min – Apresentação Cultural

09h30min – Abertura e execução dos hinos Nacional e de São Francisco do Conde

10h20min – Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno

10h40min – Palestra Magma da XII Conferência Municipal de Assistência Social

11h40min – Abertura para discussões

12h00min – Encerramento

14h00min – Oficinas dos Eixos Temáticos:

• EIXO 1: Assistência Social – Direito do Povo
  • EIXO 2: Financiamento Público