Jornada Pedagógica 2014 traz novidades que irão legitimar a educação municipal

Jornada2

Após introduzir em 2013 o mote “Diferenciar: Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação de São Francisco do Conde” a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), abriu a edição 2014 da Jornada Pedagógica com o tema “Legitimar: Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação de São Francisco do Conde” – uma continuidade ao que foi trabalhado no ano passado e que esse ano será reafirmado através da escrita das Diretrizes Curriculares da Educação Municipal. O encontro entre professores, coordenadores e diretores pedagógicos, pais e alunos da rede municipal de ensino e autoridades locais aconteceu na manhã da última terça-feira, 04 de fevereiro, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão. Na oportunidade, foram lançados o programa “Educa Chico”, a publicação “Semeando Leitores: Semeando Poesias com os Poetas e Poetisas da Rede Municipal de São Francisco do Conde”, onde alguns alunos puderam declamar seus versos, e a página da SEDUC no site oficial da Prefeitura.

O Educa Chico é um projeto, aprovado em lei, que vem a fortalecer o processo de educação dos jovens sanfranciscanos. Não existe lugar melhor para oferecer oportunidades iguais, senão na sala de aula”, disse a prefeita Rilza Valentim ao iniciar uma explanação acerca do programa que irá beneficiar todos aos alunos da rede, estudantes do Ensino Fundamental II. “Esse programa trará uma jornada ampliada a esses estudantes, com aulas de português e matemática no contraturno, o que futuramente possibilitará mais chances aos nossos jovens no mercado de trabalho. Queremos fazer de São Francisco do Conde uma cidade educadora com cidadãos integrais, mas para isso precisamos da colaboração de todos”, destacou Valentim aos professores.

O Educa Chico  – segundo maior programa social da gestão, perdendo apenas para o PAS (Programa de Acolhimento Social) – nasce com as propostas de ampliar a jornada escolar, com atividades interdisciplinares; promover o fortalecimento das ações voltadas para a formação em tempo integral; elevar o rendimento do ensino e reduzir a evasão escolar. Para isso, a Prefeitura está apostando alto. “Todo estudante matriculado no Ensino Fundamental II está automaticamente apto a participar do programa e terá direito a bolsa, a qual a moeda será chamada ‘Chico’. O valor pode chegar a até R$ 1.200,00, sendo que este só poderá ser resgatado no final do ano. Mas, para garantir o benefício integral, além de ter que alcançar média que o aprove para o ano seguinte, o rendimento nas atividades de formação complementar do aluno também será observado”, elucidou a prefeita. Outras novidades anunciadas para este ano ficaram a cargo da Prova Unificada, que passará a vigorar em todas as escolas da rede municipal; a instituição do 14º salário para professores em substituição ao abono salarial – este será pago conforme a produção e rendimentos do educador e seus alunos; a realização de concurso público; o pagamento de rescisões para servidores que trabalharam a partir de 2009; e o estabelecimento dos programas “Mais Educação” e “Segundo Tempo” – este último consiste em uma parceria do Governo Federal com o município para fortalecer o esporte na cidade.

A gente pode fazer uma educação de qualidade e, mais ainda, fazer com que o aluno se perceba autor da própria vida”, afirmou a secretária municipal da Educação, Cristiana Ferreira, ao justificar os investimentos na educação. Envolvido nas ações do Educa Chico, o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, completou os conceitos do programa relatando que este “mobiliza engrenagens voltadas não só para educação, mas também para cultura, esporte e cidadania, além de criar o empoderamento dos alunos e formar jovens mais bem preparados para o futuro”.

Estiveram presentes à mesa de abertura: a prefeita Rilza Valentim, o vice-prefeito Evandro Almeida, os secretários municipais Cristiana Ferreira (Educação) e Aloísio Oliveira (Desenvolvimento Social), o deputado estadual Rosemberg Pinto, o presidente da Câmara de Vereadores e ex-secretário da educação no município Eliezer de Santana, a diretora pedagógica Elienai Barreto, a diretora da rede municipal de ensino – Anaildes Santana dos Santos, Josaíra Xavier – presidente do Conselho Municipal de Educação, Julimar Alves – representando os coordenadores pedagógicos do município, a representante dos professores alfabetizadores – Fabiane Carvalho de Almeida, o aluno da escola do Gurujé – Daniel Geraldo da França e Dielson Juvêncio – coordenador da APLB. Cerca de 1.000 pessoas participaram do evento. Confira abaixo a programação para os próximos dias.

Jornada 3

05/02Oficinas Pedagógicas

Local : CEJAL –  8h30min às 17h

1. O Que Faz Uma Escola De Sucesso De Aprendizagem?
  2. Educação Indígena Para O Ensino Que É Fundamental
  3. Linguagem: História E Contemporaneidade
  4. Semear Leitores Para Construção De Aprendizagens
  5. Ler E Escrever Um Compromisso De Todas As Áreas
  6. A Educação Do Campo: História De Todos Nós
  7. Etnomatemática: Um Novo Olhar Na Sala De Aula
  8. Avaliação Escolar Voltada Para A Qualidade Da Aprendizagem
  9. Ensinar E Brincar: Ludicidade Nas Séries/Anos Iniciais
  10. Lidando Com Alunos Especiais: Os Desafios Da Aprendizagem
  11. Os Fazeres Do Secretário Escolar

Oficina Pedagógica

Local: Ginásio de Desportes Edvaldo dos Santos – Baiacão – 8h30min às 17h.

1. O corpo em movimento: Perspectiva para um trabalho na escola

Oficinas Pedagógicas (Profissionais da Educação de Jovens e Adultos – EJA)

Local: CEJAL – 19h às 22h

1. Organização Curricular Para EJA: Limites E Possibilidades